domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sobre o não lugar

Your Ad Here

Diego Andia Carvalho

On Sunday 28th February 2010, @DiCarvalho said:

reply
Bom, sobre a teoria do 'não lugar' de maurice, acho que ele anula a si mesmo quando aceita estar neste 'não lugar'. Como na moda, existem 4 eixos de raciocínio pra definí-la. A moda como modus (comportamento), a moda como criatividade e expressão (roupa), as duas juntos e a não moda.

A não moda por sua vez é a mais interessante, pois ao mesmo tempo que tenta anular as três primeiras, ela inevitavelmente, assumo o papel das três, pois não há como sair deste círculo vicioso do comportamento. Vejamos os Amishes, que vivem uma repetição estética de si mesmos. São ecos estéticos. Não-lugares de não-lugares. Então eles se anulam, e concretizam aquilo que não deveriam por pressuposto. Se tornam 'sim-lugares'. etc.rs..

Eu acho que a homossexualidade no geral, e a descrita no livro, vem a ser isso. Mesmo estando em não-lugares físicos, o nosso não-lugar psico-emotivo anula qualquer problema de ambientação ou aceitação, transformando o que é, por hora, errado em certo. Mesmo quando a melhor opção no livro fosse a fuga, isso na verdade é uma grande mentira, porque o mundo é grande "não-lugar", pq não é visto por uma sociedade e sim por indivíduos singulares, que formam uma sociedade. O problema iria andar de mãos-dada em qualquer lugares que estivessem.

Negando esse não lugar, o amor se concretiza, pq não há mais espaço pros ecos, pra repetições, pros modus tomarem forma.

Ele finalmente aceita!

2 comentários:

  1. eu acredito que optar pelo não significa escolher e se posicionar. não sei se concordo com tudo que você disse. e acho que a procura de um lugar, é também a procura de uma identidade. nossa. dá pano pra manga essa discussão.

    ResponderExcluir
  2. mas é exatamente isso que o maurice fez e o que eu digo no texto.. ele optou, ele aceitou, ele se posicionou, mesmo não declarando isso. ele decidiu por ficar na mesma... e esse ficar na mesma, é algum lugar.... a verdade de tudo é que não existem não lugares, pq as pessoas são completamente diferente de si mesmas, mesmo estabelecendo os ditames da sociedade. hahah dá muito pano pra manga mesmo!! eu falei pro andre que eu tô confuso agora

    ResponderExcluir