terça-feira, 3 de agosto de 2010

Do porque não parar de lutar.



Logo cedo enquanto me preparava pra ir pro trabalho ouço pela CBN duas matérias:



2 - Casal de Lésbicas do Paraná disputa na Justiça direito a visita a uma criança de 12 anos, fruto dEe um relacionamento de 20 anos.


Da minha casa pro trabalho ao entrar no coletivo numa rápida olhada eu conto sete rapazes gays.  havia umas vinte ou vinte cinco pessoas dentro do coletivo.

Uma semana atrás o diretor do IBGE ao anunciar na TV as novidades do Censo 2010 avisa que pela primeira vez no País terá no questionário padrão do órgão uma opção para que se inclua na contagem os casais gays . No censo passado tal opção não existia. Os casais gays eram contados como indivíduos que coabitavam no mesmo espaço, sem laço de parentesco.


Três  semanas atrás acompanhei enquanto o sono permitiu a votação do Senado Argentino que permitiu o casamento gay na Argentina

Hoje um balde de agua fria foi jogado em cima de todas essas conquistas. Que deixa um travo amargo na boca. Um sentimento de impotência, frustração, dor e revolta.

No Irã cinco anos atrás dois adolescentes [ 18 e 17 anos ] foram enforcados por serem gays.
[ via @SarahShoeMe ]

É uma noticia velha você vai dizer. Anham, Velhíssima.

Dai você vai dizer: Era um travesti fazendo programa. Você tem razão só travestis e que morrem desse jeito.


O que choca AINDA mais no crime que ocorreu no Irã e que os jovens foram mortos PELO ESTADO.

Há muito a ser feito. É veja que um grande numero de gays alem de não fazer nada para que esse tipo de coisa não mais ocorra ainda ajuda a discriminar ainda mais o preconceito. Fazem piadas e dizem gracinhas daquilo que não é espelho. Minimizam os avanços da militância [ eu não quero casar, não precisa ter casamento ] fazem chacota dos gays mais pobres, mais efeminados, mais visíveis, mais discriminados.

Não consigo imaginar a dor e o sofrimento dessas três crianças mortas de forma tão barbara, tão cruel, tão desumana sem pensar que isso e um alerta de que a luta ainda não terminou e não vai terminar NUNCA. De que o preço que nos pagamos por essas conquistas que eu falei ali em cima foi ALTO DEMAIS e que não devemos abrir mão de um grama sequer que seja daquilo que já conseguimos porque pessoas MORRERAM e foram torturadas para que isso fosse possível.

De que não devemos dar nosso dinheiro, nosso voto, nosso apoio, nossa atenção, nosso tempo pra pessoas que contribuem para que isso continue acontecendo.


Que é necessário SIM exigir respeito, exigir cidadania, espernear contra os rótulos, lutar, lutar, lutar e lutar pra que NINGUÉM mais precise morrer por ser gay.


PS.: Eu acho que entendi agora porque essa noticia mexeu tanto comigo. No domingo eu fui num point gay da minha cidade. Um Quiosque a beira mar. E tocava funk. E é bem botecão popular. Mas o que chama a atenção e o publico. Gay. Jovem. MUITO. MUITO jovem. Meninos de 13, 14, 15 anos. Eu vi dois meninos se beijando. E me deu ate uma certa aflição. Pq eles pareciam ter ONZE ANOS cada um. As meninas eram igualmente novinhas. Todo mundo de bermuda, boné e chinelo.  Quando eu fui embora uma turma veio no mesmo onibus. E parecia excursão escolar. Praticamente todos pularam a roleta. Num clima bem pivete mesmo. Só que. Casaizinhos. De meninos e meninas. E eu achei um barato total.

Claro que nenhum deles deu a MENOR pelota pra mim. Eu tava de tenis, calça jeans e camisa social xadrex. Mais jeca e deslocado pro ambiente impossivel.

E eu fiquei imaginando uma daquelas carinhas alegres, risonhas, com uma vida inteira pela frente. Balançando numa forca de preconceito, ignorância e intolerância.

Um comentário:

  1. Genial Dé.
    Muito bom o texto, muito boa a reflexão.
    A gente não pode ficar sentado esperando as coisas acontecerem de repente, pq elas não vão.
    E a gente sabe que a cada passo que a gente dá pra frente, tudo que é contra nós nos faz dar 3 passos atrás. Isso não pode e nem deve mais acontecer!
    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir